Dante Alighieri

“A Divina Comédia, de Dante, foi sem dúvida um dos maiores receptáculos das ideias de Joaquim de Flora (Gioachino di Fiori), a ponto de ter sido considerada por alguns como apocalipse joaquimita (gioachimita).

A figura misteriosa do Veltro (…) que destruirá na tormenta a besta selvagem e que se alimentará de sabedoria, de amor e de virtude tem sido interpretada das mais diversas formas. (… ) O leão e a loba (…) são os obstáculos que o Veltro abaterá e afastará para o triunfo final do Espírito Santo”.

António Quadros

 

Nascido em Florença, Dante passou 36 anos de sua vida na cidade natal, e depois mais 20 anos no exílio. Com suas obras: “Vida Nova”, “Monarquia” e “Divina Comédia”, ocasionou o próprio nascimento da Língua Italiana e contribuiu para o renascimento europeu.

Em seu mais famoso livro, Divina Comédia, coloca a inveja, a arrogância e os desmandos do poder como os piores erros do ser humano — exatamente como a ciência trilógica de Norberto Keppe veio a confirmar tantos anos mais tarde.

Em sua obra Monarquia atuou como Montesquieu faria séculos depois, ou seja, pregando a divisão do poder para diminuir sua carga patológica. Assim como na França o autor de O Espírito das Leis recomendou que o poder monárquico fosse dividido em três – Legislativo, Executivo e Judiciário – (para retirar das mãos dos monarcas o poderio exagerado), o poeta de Florença defendeu que o poder absoluto do clero, nomeador de reis e imperadores, fosse dividido em dois: ao papa, caberia o poder espiritual, enquanto que ao monarca o poder temporal.

Segundo alguns historiadores, Dante seria um templário, com alta posição na Ordem. Aí reside a razão pela qual o poeta, na Divina Comédia, tomou como seu guia para a viagem celeste São Bernardo, que estabeleceu o estatuto da Ordem do Templo.

Ao escolher o monge cisterciense como seu guia nos últimos círculos do Paraíso, Dante teve em mente não só a pureza, o ascetismo e idealismo imaculado de Bernardo, mas também, como sugere Guénon e é óbvio, o seu papel decisivo na ação templária.

Dante, porém, nunca se declarou como templário com medo de mais perseguições do que já sofria, uma vez que o grão-mestre da Ordem do Templo Jacques de Mollay tinha sido queimado por ordem de Filipe, o Belo, rei da França. Este pressionou o papa Clemente V para que fosse aberto um processo inquisitorial contra os templários.

Em sua obra, Dante menciona a punição que adviria aos que atacaram a Ordem do Templo, na passagem da Divina Comédia em que “Beatriz anuncia a Dante a próxima chegada de um libertador que virá à terra para punir os crimes da Corte Pontifícia e da Casa de França”. (92)

Afirmam os dantólogos (estudiosos de Dante) que este somava em si quase todo o conhecimento da Europa de seu tempo, não só o oficial, mas o esotérico cristão, indicando até os lugares mais afastados da sua terra com dados sempre lapidares e precisos. Em seu poema, refere-se à visão de uma constelação com quatro estrelas (no canto Purgatório I, 22-24).

Segundo Edmundo Cardillo, essas quatro estrelas referem-se à constelação do Cruzeiro do Sul que, do hemisfério Norte não é observável, motivo por que Dante a dá como sendo do conhecimento da “gente primitiva”, ou raça primordial, cronologicamente antiga. Neste particular é bem possível que o poeta tenha se referido aos índios tupis, segundo alguns historiadores. (93)

Escrevendo ao senhor de Verona (Epístola XIII, VII-20-22) Dante afirmou que a Comédia deveria ser entendida de mais de um modo, pois dera-lhe quatro sentidos superpostos: o literal, ou histórico; o moral; o figurado ou alegórico; e o anagógico ou místico.

Hernani Donato afirma que “a insistência (de Dante) em harmonizar o poema com os números 3, 10 e seus múltiplos indica, como pretendem alguns historiadores, sua devoção à Santíssima Trindade”.(94)

Dante anunciou um misterioso libertador para a Humanidade (o Veltro), que combateria a ordem corrupta e a corrupção humana, preparando o gênero humano para o Reino do Espírito Santo. Sobre esta personagem, que destruirá a besta na tormenta, escreveu o poeta: “Esse não quererá terras ou metais preciosos, mas sabedoria, amor e virtude; e a sua nação será entre Feltro e Feltro». (95)

Feltro significava, na época, tecido usado por gente do povo, podendo-se entender que a nação do Veltro será entre povo e povo, isto é, um trabalho de libertação dos povos em geral. Para alguns intérpretes, significa também que o próprio Veltro seria um homem do seio do povo e não das altas esferas de poder.

Para Dante, a justiça, a paz, veementes aspirações de sua alma, serão a base definitiva da ordem social da humanidade: “A paz universal, eis aqui a perfeição, o fim último para o qual o gênero humano se dirige, cumprindo sua lei”.

Dante escreveu contra a injustiça, a tirania e a corrupção nas altas esferas e colocou o amor como o fundamento de tudo, sendo perseguido durante vinte anos de sua vida. Em seu último verso, da Divina Comédia, o poeta escreve: “o Amor é que faz mover o sol e as estrelas”.

(Texto do livro HISTÓRIA SECRETA DO BRASIL – Vº IMPÉRIO : O MILÊNIO UNIVERSAL de Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco)

plugins premium WordPress

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Pular para o conteúdo