Gioacchino Da Fiore

Virá um tempo como jamais houve outro desde que os homens começaram a existir sobre a Terra. Será um tempo de felicidade, de alegria e de repouso. (…)”

“As preocupações e as dificuldades cessarão.(…) O povo do terceiro estado, comparável a Salomão, o filho de David, viverá cheio do Espírito, sábio, pacífico, digno de amor, dado à contemplação, e ser-lhe-á concedido o domínio da terra inteira. (…) Deixará de haver dores e gemidos. Pelo contrário, reinarão o repouso, a serenidade,a abundância da paz. Dançaremos de alegria ao contemplarmos os admiráveis desígnios de Deus.” (70) - Da Fiore

Gioachino Da Fiore foi o pensador que mais influenciou a Europa de ponta a ponta (incluindo a Rússia) no século XII e seguintes, trazendo com suas ideias um renascimento do verdadeiro espírito cristão e a reação contra os poderes eclesiásticos corruptos e censuradores da Idade Média. Foi como um sopro de liberdade de consciência, de espiritualidade, que impulsionou o retorno aos valores éticos no seio do cristianismo.

Sua influência na espiritualidade de Portugal foi especialmente forte e duradoura, penetrando nos hábitos e na fé dos portugueses durante o reinado de D. Dinis e da Rainha Santa Isabel (pais do Projeto Áureo dos Descobrimentos) – e perpetuando-se pelas gerações futuras, mesmo no além-mar.

Até hoje no Brasil comemoram-se as Festas do Divino Espírito Santo, criadas por D. Dinis e Santa Isabel em 1296, com suas características autenticamente gioachimitas (o menino coroado, a libertação dos presos, a abundância de alimentos, a igualdade das classes, a adoração ao Espírito Santo e a natureza laica das festas).

Pode-se dizer que as festividades do Divino Espírito Santo são as únicas que não comemoram fatos passados, mas celebram o futuro da humanidade, que elas mesmas anunciam.

Profeta da Nova Idade

Segundo o abade Da Fiore, logo que sejam ultrapassadas as provações virá, durante a última idade do mundo, “o tempo do Espírito, a hora da compreensão espiritual e da visão manifesta de Deus”. Para ele, o que anteriormente só foi revelado a alguns, será revelado à multidão. (71)

Gioachino Da Fiore nasceu por volta de 1135 em Celico, na diocese de Cosenza, na Calábria. Filho de notário, começou a exercer a profissão paterna na corte de Palermo.

Posteriormente, por razões que desconhecemos, deixou suas atividades e visitou os lugares santos. Ao voltar, tornou-se monge cisterciense e abade do mosteiro de Corazzo. Em pouco tempo cortou com a Ordem de Císter, por julgá-la insuficientemente fiel ao ideal monástico, e construiu o convento de São João de Flora nas montanhas da Sila. Quando morreu, em 1202, uma meia dúzia de mosteiros tinham-se agregado à ordem de Flora.

Delumeau assinala em Mil Anos de Felicidade (op. cit) que apesar de não ter sido canonizado, Gioachino gozou no seu tempo de uma reputação de santidade, devido à sua piedade, austeridade de costumes e caridade para com o próximo; encontra-se inscrito no catálogo dos bem-aventurados e no tomo 6 da Bibliotheca Sanctorum, publicado em 1965; e, se alguns quiseram ver em sua obra um caráter anticlerical, eivado até mesmo de traços heréticos, a maior parte dos estudiosos afirma que essa piedosa personagem nunca teve a intenção de ser revolucionária, mas sim de viver o cristianismo puro; e os seus contemporâneos não tiveram a impressão de que formulasse doutrinas subversivas.

Desenho de Gioachino Da Fiore simbolizando as três idades numa progressão harmoniosa, como numa árvore com ramos entrelaçados.

 

As suas principais obras são a Concordia Novi et Veteris Testamenti (Concordância do Novo e do Velho Testamento), a Expositio in Apocalypsim (Comentário sobre o Apocalipse), o Psalterium Decem Chordarum (Saltério a Dez Cordas) e o Tractatus super Quatuor Evangelia (Tratado sobre os Quatro Evangelhos).

Seu trabalho De unitate et Essentia Trinitatis (Da Unidade e Essência da Trindade), dirigido contra o teólogo Pedro Lombardo e condenado no Concílio de Latrão (1215), não foi encontrado.

Nesta obra, Fiori critica Lombardo na medida em que este teria elaborado uma teoria mais próxima a uma “Quatertatis” e não “Trinitatis”, pois Lombardo via a Santíssima Trindade como um 4º elemento, resultado da união dos três primeiros (Pai, Filho e Espírito).

(Texto do livro HISTÓRIA SECRETA DO BRASIL – Vº IMPÉRIO : O MILÊNIO UNIVERSAL de Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco)

 

plugins premium WordPress

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Pular para o conteúdo