Curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem Trilógicas (MAAT)

Já dizia o pensador chinês Confúcio, no ano 500 a.C.: “O que eu ouço, eu esqueço, o que eu vejo, eu lembro, o que eu faço, eu compreendo”. Isso nos mostra a necessidade de se aprender a partir de vivências. Por esse motivo, a FATRI – Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco, está lançando o curso de Metodologias Ativas de Aprendizagem Trilógica (MAAT). Seu intuito é refletir sobre abordagens que valorizam o protagonismo da ação do aluno em sala de aula. Ao mesmo tempo, analisar as dificuldades e resistências de educadores em aceitá-las e colocá-las em prática.


Planejar aulas que contemplem as metodologias ativas requer uma reflexão sobre o papel do professor e dos estudantes em uma proposta de condução da atividade didática. Proposta essa que difere do modelo tradicional de ensino e do papel formativo da avaliação e da organização do espaço escolar.


As metodologias ativas valorizam a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante e também incluem o uso de tecnologias digitais. Um dos aspectos centrais a serem explorados no curso é a dificuldade frente ao novo, que impede a criatividade e dificulta a execução eficiente da metodologia.


Com base no livro A Origem das Enfermidades, de Norberto Keppe, o educador irá aprender como lidar com os obstáculos psíquicos e interativos que dificultam o uso desses novos modos de ensinar.

Público Alvo

Professores, coordenadores, diretores, supervisores e demais educadores, com atuação nas redes de ensino particular e pública, municipal ou estadual.

Certificação

O curso e a certificação serão oferecidos em parceria com a Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco, Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada pela Portaria MEC nº 1.214 de 20 de setembro de 2017, publicada no D.O.U de 21 de setembro de 2017.

Aos alunos que concluam com aproveitamento acadêmico e de frequência, no final do Curso será expedido pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco, o Certificado de Conclusão.

Objetivos

  • Aprender a lidar com novas Metodologias Ativas de Aprendizagem já existentes;
  • Aprender a criar novas Metodologias Ativas de Aprendizagem;
  • Reconhecer os problemas no processo de aprendizagem e de criação das Metodologias Ativas;
  • Conhecer o processo de recusa ao conhecimento à luz da Psicanálise Integral (Inveja);
  • Entender o processo de resistência (Censura);
  • Entender o processo de projeção (Paranoia);
  • Proporcionar o aumento do próprio nível de competência emocional e tolerância para lidar com a aplicação e produção de novas Metodologias Ativas de Aprendizagem Trilógicas;
  • Reconhecer a conscientização como fundamental no processo educativo, em todos os níveis escolares, para contribuir com a formação de indivíduos que atuarão em benefício da sociedade e enfrentarão um mundo de conflitos.

 

*  Livro base do curso: Origem das Enfermidades de Norberto Keppe

 

Grade Curricular

Programação Carga Horária
Metodologias Ativas de Aprendizagem – O que são e como favorecem o aprendizado 3 h
Metodologias Ativas de Aprendizagem mais comuns:

Aula Invertida/Aula Baseada em Problemas (ABP)/Projetos/Estudo de casos/Atividades em times e outras

Uso de novas tecnologias na educação
Conhecer o processo de recusa ao conhecimento à luz da Psicanálise Integral (Inveja) que dificulta a criação de Metodologias Ativas 3 h
Entender a resistência (Censura) no processo educacional
Entender a projeção (Paranoia) no processo educacional
Atividades Virtuais de Aprendizagem (AVA) 6 h

Curso Presencial

Data de início: A confirmar

Duração: Carga horária 12 horas (6h presenciais/6h AVA)

Local: Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco – Cambuquira / MG

Investimento: R$ 130,00
Por Transferência, boleto, cartão de crédito ou débito online (Itaú e Banco do Brasil).

Alguma dúvida? Entre em contato pelos telefones: 11 3032-4105 / 11 97623-8598

Pedagogia Trilógica aplicada no Colégio 8 de Maio:

Corpo Docente

luciara-avelino-millennium-linguas-fatri

Luciara Batista Avelino

É mestre em Educação pela Universidade de São Paulo na linha de Linguagem, Psicologia e Educação. Possui graduação em Abi – Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília (1984). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Possui Especialização Lato Sensu em Gestão da Psico-Sócio-Patologia (Gestão de Conflitos).

gislaine-conscientizar-criancas-historias-infantis-curso-extensao-educadiores

Gislaine Lyyra

Psicóloga pela Universidade Integrada Paulista em 1979. Psicoterapeuta Integral e Psico-socio-terapeuta pela Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (SITA). Em 1998-2002  em São Paulo e São Roque (SP). Consultora psico-pedagógica na Escola Oito de Maio, em Itapecerica de Serra desde 2007. Autora do livro Zezinho e Seus Amigos – Histórias Terapêuticas. Autora do curso de extensão: Conscientização de Crianças Através de Histórias Infantis. Palestrante Internacional, principalmente em Portugal, Finlândia, Suécia e Brasil.

eunice-guimaraes-fatri-130

Eunice Guimarães de Souza

Especialização em Semiótica e Comunicação pela PUC/SP. Graduada em Letras Português e Francês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1974) e graduação em licenciatura em Pedagogia pela Faculdades Integradas Campos Salles (1984). Pós-Graduada em Gestão da Psico-Sócio-Patologia pelo INPG. Exerceu atividades de Diretora Escolar por 26 anos. Professora de Teoria Literária e Literatura Portuguesa por 5 anos. Autora do livro BEABÁ da Trilogia Analítica. Atualmente é coordenadora e professora de pós-graduação e consultora educacional em várias escolas infantis em São Paulo.

valeria-calegaro-fatri-130

Valéria Calegaro

Psico-Sócio-Terapeuta especialista em Gestão de Conflitos pela Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco. Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi, atua há mais de 10 anos na área da Educação em Ensino Infantil e Fundamental, com experiência em Ensino bilíngue Português/Inglês. Exerceu atividades como mantenedora, diretora e coordenadora pedagógica de Escola de Educação Infantil. Atualmente trabalha como Assistente de Coordenação no Colégio 8 de Maio e leciona inglês para crianças no Instituto de Línguas Millenium, além de fazer parte do grupo de coordenação do curso de Pós Graduação Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar – Terapia em Sala de Aula, pela Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco. Cursou Ensino Técnico em Artes Gráficas, um ano de graduação em Letras/Tradutor e Intérprete e trabalhou nos Jornais Folha de São Paulo e Diário de São Paulo.