Instituto Significare – 28/01/2022 “Nova Física: Aplicação da Tecnologia Keppe Motor na sala de aula”

Projeto pedagógico inovador dispõe aplicações da tecnologia Keppe Motor na área educacional para desenvolver pensamento científico e consciência ambiental aos alunos do Ensino Médio

A intervenção do homem sobre a natureza, consumindo os recursos naturais e degradando o ambiente, tem provocado consequências nefastas para o planeta e para a vida. É por isso que nos últimos anos, tem sido inevitável falar sobre alternativas que gerem menos impactos no meio ambiente e no planeta, tendo a tecnologia e a inovação como fatores cada vez mais relevantes e desejados no mundo como potencial de transformação e solução para minimizar tais problemas.

Em 2016, a ONU propôs aos líderes mundiais 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que, coletivamente, a humanidade pudesse dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas.

Você já ouviu falar em Keppe Motor?

Uma tecnologia brasileira capaz de mudar o rumo da crise de energia

A Tecnologia Keppe Motor é uma das possíveis soluções para a atual crise energética do planeta. Amplamente favorável à preservação ambiental e a economia de energia, trata-se de um motor altamente eficiente que oferece até 90% de economia de energia e surge como resposta às demandas de novos padrões globais. Detentora de premiações internacionais, recebeu este nome porque foi desenvolvido segundo princípios inovadores que surgiram da pesquisa do cientista Norberto Keppe sobre a Física, e expostos em sua obra “A Nova Física da Metafísica Desinvertida”.

Sob esta perspectiva, para proporcionar aos alunos o conhecimento de inovações tecnológicas interligadas às questões ambientais e de energias renováveis, o professor Euripes Balsanufo Alves buscou por produtos inovadores desenvolvidos no Brasil e acabou identificando o Keppe Motor. Assim nasceu o projeto “Aplicações da tecnologia-keppe motor na área educacional” na escola POLIMIG (Escola Politécnica de Minas Gerais), em Belo Horizonte (MG). Diante das evidências tecnológicas embarcadas, o professor Euripes visionou a importância da disseminação desta tecnologia para a área educacional e introduziu o estudo do Keppe Motor e dos princípios da Nova Física nas aulas das disciplinas de Atividades Programadas e Empreendedorismo.

Para conhecer o projeto inovador do professor Euripes na íntegra, acesse aqui

A importante iniciativa contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Objetivo 4 – educação de qualidade: a educação deve ser acessível a todos, de modo inclusivo, equitativo e de qualidade. Além disso, deve promover a aprendizagem ao longo da vida.

Objetivo 7 – energia limpa e acessível: garantir, a toda a sociedade, o acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável.

Objetivo 9 – indústria, inovação e infraestrutura: a infraestrutura das cidades deve promover uma industrialização inclusiva e sustentável, fomentar a inovação e gerar oportunidades de emprego. Além disso, deve integrar a sociedade para uso inclusivo dos espaços públicos.

Objetivo 11 – cidades e comunidades sustentáveis: as cidades e os assentamentos humanos deverão ser inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Objetivo 12 – consumo e produção responsáveis: com apoio das instituições públicas e privadas, deverão ser assegurados padrões de produção e de consumo que sejam sustentáveis e conscientes.

Objetivo 13 – ação contra a mudança global do clima : deverão ser tomadas medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e reverter os seus impactos.

Tecnologia Keppe Motor na escola

Para viabilizar este projeto educacional, o professor Euripes solicitou ao Instituto Keppe e Pacheco de Ciência e Tecnologia, a fabricação de um protótipo do Keppe Motor, pequeno, simples, desmontável e de baixo custo de modo que pudesse ser utilizado nas suas aulas práticas para possibilitar um aprendizado mais real e efetivo referente aos fundamentos teóricos multidisciplinares, como: Sustentabilidade, ressonância, magnetismo, energias renováveis, economia de energia elétrica, entre outros fenômenos da natureza. O Instituto cedeu ao professor 15 protótipos construídos com materiais simples com a contrapartida de divulgação do produto para outras instituições de ensino, em Belo Horizonte.

Sua estratégia foi iniciar o tema partindo de um problema: a busca por soluções para a economia de Energia Elétrica concomitantemente com a Sustentabilidade Ambiental. “Motivei os alunos a opinar sobre possíveis soluções, utilizando a técnica de Brainstorming (tempestade de ideias) e em seguida mostrando as inviabilidades das possíveis soluções sugeridas pela maioria dos alunos. A partir desta atividade, foi despertada na maioria, uma curiosidade científica aguardando uma resposta viável. Daí comecei a demonstrar dentro da própria sala de aula , as possíveis soluções concretas, que poderiam ser desenvolvidas com utilização Keppe Motor”, comenta o professor.

O projeto é uma alternativa de atividade inovadora dentro da sala de aula para professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O professor Euripes considera este projeto relevante para a educação brasileira, primeiramente por ser um projeto de baixo custo sendo que o desenvolvimento das atividades contribui para que os jovens alunos do Ensino Médio se conscientizem com a importância da defesa da preservação ambiental e a economia de energia elétrica.

Soma-se a isto, a aprendizagem de novas competências e habilidades trabalhadas durante as atividades do projeto, em que os alunos desenvolvem pensamento científico, crítico, criativo e tecnológico, além de consciência ambiental, incentivados a pesquisar tecnologias inovadoras e buscar possíveis soluções de situação-problemas identificados na comunidade regional.

Os alunos elaboraram um diário de bordo com prévias orientações do professor, aprenderam os objetivos e fundamentos da tecnologia inovadora do Keppe Motor e realizaram a montagem do protótipo e dos 08 experimentos tecnológicos que o referido protótipo proporciona. Para concluir o aprendizado, os alunos foram divididos em equipes para desenvolver um projeto teórico e prático, com aplicação do Keppe motor, para uma apresentação pública durante a Feira de Tecnologia realizada semestralmente na POLIMIG, com visitação de alunos de outras escolas da região.

Selecionado entre os 350 projetos pedagógicos mais transformadores da 1ª Edição do Prêmio Professor Transformador, a iniciativa integra o banco de práticas transformadoras do Instituto Significare. Conheça este rico acervo de projetos educacionais transformadores. Inspire-se!

Gostou desta publicação?

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas?
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Pular para o conteúdo