FATRI faz Oficina de Ciências para crianças em Cambuquira

fatri-faz-oficina-de-ciencias-para-criancas-em-cambuquiraA Faculdade Trilógica Keppe e Pacheco (FATRI) realizou uma Oficina de Ciência para Crianças (de 5 a 12 anos), dia 8 de junho de 2019, às 9 horas. Seu objetivo foi demonstrar de modo compreensível para a idade, como se dá o fenômeno da ressonância, estudado na Física. O projeto de ação social da faculdade ocorreu dentro do 1º Congresso da Semana do Meio Ambiente da FATRI, com ótimos resultados, sendo notório o interesse e entusiasmo das crianças pela ciência, quando explicada de modo prático.

A duração da oficina, programada para uma hora (das 9h às 10h), acabou se estendendo das 9h30 até 11h15, pois as crianças gostaram tanto que queriam ficar e conhecer mais. A atividade ocorreu na sede da FATRI em Cambuquira MG, e esteve relacionada com o Curso de Graduação em Gestão Ambiental.

A experiência foi conduzida pela professora Monica Silveira Magalhães, com auxílio de três estudantes do curso de Graduação em Gestão Ambiental da FATRI:  Amanda Pompeu do Val Ramos, Gustavo Henrique Veronez Finarde e Lohaynne de Assis Souza.

Foram atendidas 11 crianças, com apoio da Secretaria da Educação e da Prefeitura Municipal de Cambuquira, da Escola Municipal Raul Sá, Escola Estadual Maria Umbelina de Andrade Gomes e Escola Estadual Clóvis Salgado.

Inicialmente, na parte teórica, foi mostrado um power point sobre o Fenômeno da Ressonância, na Física. A parte prática constou da elaboração de um modelo simples de experimentação da ressonância, confeccionado com um barbante, estendido como um varal, tendo pendentes dele quatro pêndulos de barbante com peso de porca de parafuso, nas suas extremidades. Desses pêndulos, dois havia com o mesmo comprimento.

O fenômeno de ressonância foi demonstrado nos pêndulos de mesmo comprimento:  oscilando manualmente um deles, as crianças podiam observar que o outro de mesmo comprimento (mesma frequência) começava a oscilar alternadamente enquanto que os de comprimentos diferentes permaneciam parados..

O objetivo, plenamente alcançado, foi o de despertar nas crianças o espírito científico de observação e experimentação.