Festivais Internacionais de Artes revitalizam Cambuquira

Os Festivais Internacionais de Artes de Cambuquira são organizados pela Associação Keppe & Pacheco, dentro do seu projeto STOP a Destruição do Mundo, desde 2004.

Com a finalidade de estimular o renascimento da cidade através das artes, promovem artistas regionais, nacionais e internacionais, com programações repletas de música popular e erudita, pinturas, desenhos, esculturas, artesanato, poesia e dança, além de palestras para a conscientização do papel essencial das artes na saúde psicossocial.

Em sua primeira edição, o Festival contou com a participação de quase 150 artistas, incluindo pessoas de vários países, como Itália, Estados Unidos, Canadá, Suécia, Finlândia e Portugal. Movimentou todos os hotéis da cidade, ocupando também o Anfiteatro Georgina Bacha e a Prefeitura Municipal.

Em 2022, aconteceu sua 10ª edição, com a novidade da participação dos alunos da iniciativa de Graduações gratuitas da FATRI, que trabalharam na produção e divulgação do festival.

O evento mobilizou grandes nomes das artes, artistas sul-mineiros e estudantes, em um encontro multicultural para parar a destruição do planeta.

Com um programa eclético, o evento apresentou, ao longo de seis horas, 21 atrações, que envolveram 63 artistas, oriundos de Argentina, Estados Unidos, Finlândia, Suécia e Itália, e de quatro estados brasileiros.

O público do festival foi estimado pela organização em 350 pessoas.