STOP FORUM e 14ª Festa do Divino

A comemoração da 14ª Festa do Divino em Cambuquira começou na sexta-feira, dia 6, com a premiação do Concurso Cultural de redações e cartas sobre a Festa do Divino, promovido pela Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco – FATRI nas escolas da rede pública de ensino.  Os nove alunos premiados das escolas municipais: Dr. Raul Sá, Sementinha, do Congonhal, D. Sara Azevedo e estadual Clóvis Salgado, receberam livros e caixas de chocolate. Cerca de 300 alunos, professores e a secretária de educação do município, Dinéia Liz, acompanharam a premiação realizada no Gran Circo Marconi.

 

STOP FORUM: A Sociedade do Divino – Espiritualidade, Artes e Sustentabilidade.

Às 20h, no Teatro Thalia apresentou-se a Orquestra Caipira Reinaldo Custódio Teixeira, da cidade de Caldas – MG. Quinze músicos destacados, em viola, violão, percussão e canto, vieram especialmente para esse show de música raiz e clássicos sertanejos. Apresentação aberta ao público em geral sob o patrocínio da Prefeitura Municipal de Caldas.

Na manhã de sábado teve início o STOP FORUM organizado e patrocinado pela FATRI, com o tema: A Sociedade do Divino – Espiritualidade, Artes e Sustentabilidade. Em um dia de palestras e mesas-redondas que abordaram assuntos relacionados aos conteúdos dos cursos: Gestão Ambiental, Artes Visuais e Teologia, oferecidos pela Faculdade:

  • Como gerir o meio ambiente de forma sustentável;
  • As inovações tecnológicas e a eficiência energética (em destaque a tecnologia do Keppe Motor);
  • Artes visuais e a estética na vida prática – A consciência da beleza e a beleza da consciência.
  • O desenvolvimento do ser humano com base na Trilogia Analítica;
  • Os fundamentos científicos, filosóficos e teológicos para uma sociedade mais justa e equilibrada.Dando prosseguimento às atividades artísticas e culturais, às 17h, no Teatro Thalia, foi realizado o Concerto Consciência, com professores e amigos da Faculdade Trilógica Keppe & Pacheco – FATRI. Em uma combinação de canto, violão e piano em repertório clássico variado.

Confira a programação completa no site do STOP FORUM: stop.org.br/forum

 

14ª Festa do Divino – Espiritualidade, Cultura e Artes

As Festas do Divino, iniciadas em Portugal, pela Rainha Santa Isabel e seu marido, O Rei Dom Dinis, celebram uma era de plenitude universal para a humanidade: o Império do Espírito Santo.

A concentração do Divino com seus tabuleiros de flores e pães, simbolizando a prosperidade de um tempo que haja abundância para todos, partiu da frente do Grande Hotel Trilogia até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde os pães foram bentos, e distribuídos após a missa para todos durante o cortejo.  Em frente à FATRI foi realizada a coroação do Imperador do Divino, na figura de uma criança, um menino ou menina do povo, simbolizando o governo dos justos e puros de coração; a Soltura dos Pombos e a Libertação dos Presos, por um futuro de paz e o próprio Reino do Espírito Santo, em que não haverá mais prisões internas e externas para o ser humano.

O cortejo contou com a presença de folias de Reis e festeiros do Divino, cavaleiros e carros de boi, prosseguindo até o Gran Circo Marconi, local do Bodo, distribuição gratuita de mais de 2000 refeições para a população. A Festa continuou no circo com apresentações circenses de artistas vindos de São Paulo, e com o encontro e apresentação de 12 grupos de Festeiros do Divino e Folias de Reis de Cambuquira (2), e cidades da região: Três Corações (3), Campanha, Cordislândia, Cruzília, Guaipava, Luminária, S. Bento Abade e S. Lourenço (1); as comitivas entre músicos, familiares e equipe de apoio totalizou por volta de 700 pessoas.

Seu Joãozinho Unidos, membro pioneiro da Folia dos Gatos de Cambuquira, agradeceu e pediu a continuidade da Festa e do encontro das folias e festeiros, pela importância de reavivar, fortalecer e manter a devoção pessoal entre todos, em especial esse resgate da espiritualidade entre os jovens.

Gostou desta publicação?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas?
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content