Trecho do Livro A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder – Áudio 92

Transcrição do áudio:

A euforia trazida pelo poder não é devido ao fato de ele ser tão satisfatório, mas devido a inconscientização que ele faz sobre a própria patologia. O indivíduo poderoso cria leis e sistemas de vida, que são acatadas; imediatamente, ele sente como se a sua teomania, megalomania e narcisismo tivessem vencido; é a realização plena de sua fantasia, como um demônio que criou uma nova forma de existência, e deu certo. Há muito tempo, a humanidade vem sendo dirigida por ideias patológicas, que agora precisam ser analisadas. Lembro-me neste momento de um filósofo americano, que não foi levado muito a sério, e que falou verdades incríveis; o seu nome é Thorstein Bunde Veblen (1857-1929).
Ele era de opinião que a história da humanidade sempre se caracterizou pela luta entre forças predatórias e construtivas; o pirata do século XVI transformou-se no homem de negócios do capitalismo moderno, e o barão que roubava na Idade Média, assumiu as feições de um respeitável magnata financeiro (Dowd, P.: Thorstein Veblen).

Livro: A Libertação dos Povos – A Patologia do Poder, de Norberto Keppe.

Locução: Celso de Andrade

Gostou desta publicação?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas?
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content