Visite nossas redes

O Erro de Colocar a Vida Sensorial Acima da Vida Psicológica

Texto do livro PSICOTERAPIA POR TELEFONE

Cláudia B. S. Pacheco*

Na Idade Média, as pessoas viam o corpo, os instintos, os desejos como um mal em si mesmos. Isto não é o que Keppe propõe no seu trabalho científico. Ele tem verificado que as pessoas mais neuróticas e psicóticas são mais ligadas aos aspectos sensoriais do que aos psicológicos. Isto não quer dizer que o sensorial é mau e deva ser eliminado. Mas esta atitude de fazer os aspectos sensoriais mais importantes do que os psicológicos, representa nosso grande erro.

Se nossas vidas são gastas olhando só para nossa alimentação, comida, sexo, roupas e necessidades materiais, perderemos o melhor de nosso ser e nossa vida.

Isso é importante saber, porque deveríamos viver eternamente, ou certamente, bem mais do que vivemos. E não vivemos porque nos desligamos da fonte da vida essencial e eterna. Esta fonte é a energia essencial, sinônimo de consciência, amor, ação pura, beleza, justiça – todos esses aspectos eternos, que nunca mudam e duram para sempre.

Negamos o eterno em nós. Por isso morremos, pois nossos corpos, nossos instintos, dependem do espírito e da energia essencial para existir e funcionar. Como nosso corpo pode ser alimentado energeticamente somente por comida ou sexo? É impossível. Agora, temos prova científica de que a energia que nos dá vida, vibração, movimento, ação, não vem da comida, mas da vida psicológica/espiritual. É a Nova Física da Metafísica Desinvertida!

Temos estudado estes aspectos psicológicos na Psicanálise Integral, e vemos que o que ajuda a curar as pessoas é a fé. O que é fé? É a aceitação profunda do que é verdadeiramente de valor e essencial, sempre presente, real e bom; fé para fazer coisas boas e ações mais puras, e acreditar que o que dura para sempre são os valores da beleza, esperança e justiça. As pessoas mais inclinadas a alimentar tais valores positivos são curadas muito mais facilmente no decorrer de suas vidas.

Vemos isso em nossa Clínica de Psicanálise Integral e em outras clínicas psiquiátricas também. Se a pessoa tem fé no que é bom, positivo, e é cheia de esperança, ela se cura mais facilmente, tanto de doenças físicas, como de psicoses e neuroses.

*Psicanalista e escritora, com 12 livros publicados. Vice-presidente da SITA, presidente e fundadora da Associação Keppe & Pacheco e do Projeto STOP a Destruição do Mundo, Diretora das Faculdades Trilógicas.

Artigo publicado no Jornal STOP a Destruição do Mundo N110 – 08/2022

Gostou desta publicação?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas?
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content