Trecho do Livro: A Libertação dos Povos: A Patologia do Poder – Áudio 86

Transcrição do áudio:

A humanidade não pode ter senhores e escravos; a humanidade tem de ser constituída por seres semelhantes, e um grupo de líderes, que a ensinem como agir em benefício do próximo. Sei que este trabalho é imenso — mas ele tem de ser realizado, porque está de acordo com a nossa natureza humana e destino. Fomos criados exatamente para viver assim.

O centro da sociopatologia é o desejo do poder; toda pessoa que tiver um poder livre, fará as maiores desordens, porque dará vazão a toda a sua psicopatologia; vamos dizer que a patologia já é uma falta de controle, ou uma atitude sem coação a todos os desejos — de maneira que a doença mental não é algo da estrutura do ser humano, mas de sua conduta (negação, omissão, ou de deturpação da realidade).

Se o homem controlar seu comportamento (externo e interno), jamais cairá na neurose ou psicose: no plano psicológico, são as emoções e os pensamentos; no plano social, é a conduta em sociedade. Não pode haver pessoa equilibrada, que não seja moderada em suas ideias e sentimentos, e quanto a sua vida social. Se em um dos dois não houver harmonia, é sinal que no outro também não haverá. Por exemplo: uma pessoa que tenha alucinações, jamais terá uma vida social normal — assim como um indivíduo que tenha um desajuste social, não poderá ter uma vida psíquica equilibrada.

Estou mostrando que o cerne da vida é a ação, que é um movimento do interior para o exterior, e do exterior para o interior; é uma combinação geral de todos os movimentos que, quanto mais puros, mais perfeitos — e toda vez que sofre restrição, omissão ou deturpação, perde sua bondade e perfeição. Vamos dizer que no Criador, todos os movimentos são de bondade, beleza e verdade, e nas criaturas, uma mistura de bondade e maldade, beleza e feiura, verdade e mentira.

Livro: A Libertação Dos Povos: A Patologia Do Poder. Publicado em 1986 por Norberto Keppe.

Locução: Celso de Andrade

Gostou desta publicação?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as Novidades

Em seu e-mail ou por WhatsApp, receba conteúdo exclusivo: boletins de conteúdo, palestras, artigos, lançamentos, etc. Somente a Keppe & Pacheco enviará as mensagens, garantindo que os interessados recebam conteúdo confiável e de qualidade.

• Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele. Política de Privacidade

• We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it. Privacy Policy

Abrir WhatsApp
1
Dúvidas?
Olá!
Dúvidas? Nossa equipe está pronta para atender você!
Skip to content